Família Marianista

Religiosos Marianistas

Os religiosos Marianistas pertencemos a congregação Companhia de Maria (SM) fundada em 1817 pelo Beato Guilherme José Chaminade, na cidade francesa de Bordeaux. Formamos à a Família Marianista partilhando em comunhão com os leigos (Comunidades Leigas Marianistas) e religiosas (Filhas de Maria Imaculada), o mesmo carisma na Igreja. Um "Conselho Nacional de Família", composto por representantes das diferentes "ramas", reúne-se regularmente para dialogar, compartilhar e promover projetos comuns de oração e missão marianista no Brasil.

 
{Foto dos RELIGIOSOS NO BRASIL}

A Companhia de Maria chegou ao Brasil em 1975. Tres religiosos marianistas enviados pela Província de Madri, na Espanha, a pedido de D. Cândido Padin, OSB, Bispo de Bauru, (no interior de São Paulo) fundaram a primeira comunidade na cidade de Gália, no interior de São Paulo. Depois se fundaram outras tres comunidades em Bauru, Tupã e Marília, dedicadas ao apostolado paroquial, a animação da pastoral universitária e a formação de seminaristas, noa que hoje é a FAJOPA, Faculdade João Paulo II.


{ALGUMA FOTO HISTÓRICA}

Na Espanha, a Companhia de Maria chegou em 1887 com os marianistas franceses. Nossas duas primeiras fundações estavam em San Sebastian e Jerez de la Frontera. Imediatamente após, em Vitória e Cádiz. Em 1895, a província da Espanha foi criada e (foi difundida em muitas cidades.) dada a expansão das comunidades e dos compromissos missionários, em 1950 foi dividida em duas províncias (cada metade do país) chamadas Madrid e Zaragoza. Assim fomos organizamos por mais de 60 anos. Hoje formamos novamente uma província ("Espanha"). 

{MONTAGEM COM DUAS OU TRÊS FOTOS DA ESPANHA}

Uma das mais originais criações da Companhia na Espanha e a de maior projeção nacional e internacional foram foi a Fundação SM (programas de assistência educacional, bolsas de estudo, concursos de literatura, estudos educacionais e relatórios sobre a juventude) e o Grupo Editorial SM (no Brasil EDIÇÕES SM), com publicações na Espanha e na América Latina, de livros didáticos, literatura infanto-juvenil e (PPC, a publicação) de livros e revistas religiosas. A Companhia de Maria na Espanha decidiu em 1977 dar todos os benefícios da editora (Ediciones SM) ao serviço das necessidades sociais e educacionais: assim nasceu a Fundação SM, a nossa maior obra social.


{MONTAGEM COM FOTOS DA EDITORA E DE LIVROSSM}

Ao longo do século XX, nós estendemos o carisma por diversos países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Brasil e Cuba), onde continuamos a compartilhar muitas histórias de fé e evangelização. As 30 comunidades que compõem a "Província da Espanha" (com o Brasil e Cuba), estão em missão permanente para comunicar o Evangelho na sociedade de hoje, formar na fé e ser testemunhas da vida de Jesus Cristo com o nosso ser e nossa ação.

  Também nos fazemos presentes com o nosso apoio e trabalho em missões conjuntas com as outras ramas da Família Marianista no Brasil: o Projeto Barracão, em Marília-SP e o Projeto Caná, em Bauru-SP.


{MONTAGEM COM FOTO DO CANÁ E DO BARRACAO}