Notícias

Útimas Notícias

Magnificat 2017 #4 - A coleta de resíduos no sul de Paris

07/04/2017


Petit Val é um colégio marianista animado pelas Filhas de Maria Imaculada (FMI – Religiosas Marianistas) localizado em Sucy-en-Brie, ao sul de Paris. E com eles damos graças a Deus por suas Maravilhas no mundo neste mês de abril.

Petit Val é um colégio marianista animado pelas Filhas de Maria Imaculada (FMI – Religiosas Marianistas) localizado em Sucy-en-Brie, ao sul de Paris. Conta com aproximadamente 1200 alunos, desde a etapa Infantil até o Ensino Médio. Faz parte da Rede Marianista da França (composta por religiosas, religiosos e leigos), órgão de gestão e animação de uma dezena de estruturas escolares que pertencem às religiosas e religiosos marianistas.

A grande novidade em 2016 neste colégio é a COLETA SELETIVA DOS RESÍDUOS e o NÃO USUO DAS GARRAFAS Pets no restaurante escolar.

Este projeto nasceu da iniciativa de um grupo de alunos do Ensino Médio, relacionada com as atualizações da COP 21, as preocupações da Agenda 21 da cidade de Sucy-en-Brie e o estudo em sala de aula de nossos gestos cidadãos. Tudo isso contribuiu para que estes jovens concretizassem aquele projeto no colégio.

Os alunos se encontraram com o chefe de cozinha, contataram a diferentes empreses presentes no mercado para informar-se do custo da operação, ou seja: o custo da instalação dos recipientes para a coleta seletiva dos resíduos no restaurante do colégio, que seria amortizado pela supressão da compra das garrafas de plástico.

Para o lançamento desta operação, este grupo de alunos do Ensino Médio foram a cada uma das salas de aula para apresentar o projeto e o modo de comportar-se no restaurante do colégio.

Muito mais: conseguiram sensibilizar a todos os professores para que se comportassem do mesmo modo quando comessem no colégio! Pouco a pouco, os pequenos e os maiores participam deste comportamento eco responsável de seu meio ambiente, e na sua etapa de aprendizagem da vida. Uma obra de educação que soube valorizar os alunos « ATORES » de suas eleições de comportamento a favor do respeito de seu ambiente. Os jovens não nos podem dar o exemplo?

 

 


 

Rezemos Juntos...


A minha alma engrandece ao Senhor
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador; 
pois ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

O Poderoso fez por mim maravilhas
e Santo é o seu nome! 
Seu amor, de geração em geração,
chega a todos que o respeitam; 

 Demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos; 
derrubou os poderosos de seus tronos
e os humildes exaltou;

Saciou de bens os famintos,
e despediu, sem nada, os ricos. 
Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor, 
como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.



Envie seu comentário